quarta-feira, 16 de maio de 2012



Especialista diz que retirar a cutícula da unha pode ser sinal de perigo

Retirada pode deformar a unha, deixá-la fraca e até provocar contaminação.
Aposenta de Uberaba recebeu recomendação médica para evitar o hábito.


Aquela visita à manicure para fazer a unha para deixá-la mais bonita também pode ser sinal de perigo. Isso porque nem todas as etapas que a manicure realiza são recomendadas pela podóloga Shirley Fiuza. “Não é bom retirar a cutícula. Ela faz parte da unha e quando é tirada pode provocar o enfraquecimento dela. Além disso, podem surgir estrias e a unha fica escamada, sem falar no risco de contaminação que a cliente pode ter, uma vez que vai até a manicure e é tirada uma parte da pele, esta abertura fica exposta a vários tipos de contaminação”, explicou.
A psicóloga aposentada Hosana Reis Caetano de Azevedo Dias morou algum tempo na Europa e contou que por lá as pessoas não têm o hábito de retirar cutícula. “Quando eu estava lá eu passava apenas esmaltes, mas nunca esqueci o jeito brasileiro de fazer unhas. Voltei e comecei tirar cutícula, minha unha começou ficar fraca e procurei vários especialistas e todos me orientaram a não tirar mais a cutícula”, relatou. A psicóloga comentou ainda que chegou a ficar três meses sem tirar cutícula e esmaltar, porém, a vaidade feminina falou mais alto ela não resistiu. “Fiz a unha para um casamento de uma sobrinha neta e quando tirei o esmalte a unha começou a ficar fraca novamente”, contou.
O problema com unhas fracas de Hosana ainda não foi resolvido, enquanto isso, ela tenta superar a falta que sente te ter mãos sem cutícula e com esmaltes. “Hoje eu faço a unha em casa mesmo, em eventos especiais, mas assim que chego em casa logo tiro. A cutícula eu não mecho porque a dermatologista me orientou. Além disso, eu sinto regredir o tratamento quando eu tiro”, explicou
Já a secretaria Marta Maria de Jesus não precisou de uma indicação médica para evitar tirar cutícula. Ela decidiu por conta própria. “Eu sempre soube do risco de contaminação e desde então nunca retiro. Apesar disto, não sinto que minhas unhas são menos femininas que as unhas esmaltadas. Para ser bonita a unha não precisa estar com esmalte e sem cutículas. Isso é apenas um padrão de beleza que eu não sigo”, contou. A secretaria disse que acha a unha com cutículas até mais bonitas quem unha sem cutículas. “Fica mais original. Vejo em muitas pessoas dedos deformados de tanto tirar cutículas. Isso sim é feio”, comentou.
Marta Maria contou que ela mesma faz as unhas dela. “Minhas cutículas não são grandes. Acredito que é porque nunca as tirei, por isso eu mesmo arrumo minhas unhas. Toda semana as mantenho limpas e bonitas. Não uso esmalte por opção e já convenci duas amigas a não fazerem isso e elas até me agradeceram”, finalizou.
O recomendado pela podóloga Shirley Fiuza é retirar apenas o excesso, e não cortar a cutícula inteira. Este processo na mão pode ser feito uma vez na semana e no pé uma vez por mês. De acordo a especialista, o uso de esmalte em excesso também pode prejudicar as unhas e o ideal é deixá-la sem esmalte por uma semana para que possa ‘respirar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, pergunte e fique á vontade para aprender.